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Destaques

As inacreditáveis ondas cerebrais de meditadores de alto nível

Um estudo conduzido pelo neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin (EUA), descobriu que pessoas que meditaram por milhares de horas exibem uma diferença notável em suas ondas cerebrais em comparação com a média das pessoas O psicólogo Daniel Goleman, que coescreveu “Altered Traits” com Davidson, explica melhor o que isso significa: Sem precedentes O neurocientista trouxe meditadores de alto nível, que vivem tipicamente no Nepal ou na Índia, alguns na França, para o seu laboratório em Wisconsin. Usando scanners cerebrais, realizou testes avançados com os indivíduos, alcançando resultados surpreendentes e sem precedentes na ciência. Por exemplo, Davidson descobriu que as ondas cerebrais dos meditadores são realmente diferentes da média. Talvez o achado mais notável tenha a ver com o que é chamado de “onda gama”. Todos nós obtemos ondas gama por um período muito curto. Digamos, logo quando resolvemos um problema, os cientistas podem detectar cerc...

Por que meditar?


Meditar é uma maneira de fugir da pressão do dia a dia?
A meditação é uma experiência de se viver a vida na sua plenitude, não importando o quanto ela se nos apresente dolorosa ou prazerosa.
Meditar é abarcar a realidade e mergulhar tão profundamente no ato de viver de modo que a barreira dos desejos sensuais seja rompida. A Meditação Chan é um treinamento que nos permite mergulhar na realidade compreendendo as dificuldades e os estresses do dia a dia, de vivenciarmos plenamente a vida dando cabo às dificuldades com sabedoria.
Chan não é uma tentativa de fugirmos das pressões do dia a dia, tampouco de ocultarmos as dificuldades que se apresentem. É um aprendizado, é Xiu Xing (Introspecção transformadora). É observarmos como somos e como nosso comportamento reage frente aos obstáculos e ao nos aceitarmos, como podemos alcançar uma transformação duradoura purificada.

Meditar é só para religiosos? Meditar é religião?
Meditação não é religião tampouco está voltada apenas aos religiosos. Contudo, a figura do mestre no Oriente é muito destacada dentre monges ou sábios fazendo deles pessoas reverenciadas por representarem instituições, templos ou escolas de artes marciais, de pintura, escultura ou de filosofia. Sobretudo no costume chinês, a imagem do mestre (shi fu) é de alguém que aponta o caminho que devemos seguir e não da figura paterna bondosa que nos dá conforto e proteção.

E no caso de eu descobrir ser minha vida não correta, seria perigosa a meditação?
Ela pode mudar minha vida? O que devo fazer?
Tudo na vida é perigoso e repleto de riscos. Viver é perigoso! Dirigir um carro, voar, viajar por mar, qualquer coisa oferece risco. Mesmo em casa, podemos tropeçar e cair.
Muitas vezes emoções encobertas há muitos anos podem provocar o medo de perdermos o controle, de sermos incapazes de nos defendermos e de realizarmos uma drástica mudança no rumo de nossas vidas.
Chan é um processo suave e gradual que corrige aos poucos o rumo da nossa vida, que traz conscientização sobre nossa verdadeira natureza e realidade.
Entretanto, se quisermos acelerar o processo de transformação, é conveniente buscarmos orientação.

Meditação é uma técnica de relaxamento?
Uma das consequências da Meditação Chan é o alcance de um estado de relaxamento e tranquilidade tanto da mente quanto do corpo. O relaxamento das tensões do cotidiano, a dissolução do estresse e das mágoas em nosso coração serão resultados perceptíveis. Mas a proposta do Chan vai mais além.
Chan é Iluminação, a compreensão do vazio e a libertação do “ego”. É o caminho da interiorização e da plena atenção.
Na realidade, há procedimentos de relaxamento que enfocam a concentração da mente, e conduzem-na para o repouso num objeto, numa imagem ou num tipo de pensamento. Se a prática for adequada, o meditante conseguirá tranquilidade e paz interior muito profunda, podendo chegar ao êxtase ponto esse que a maioria dos sistema ou técnicas estacionam não seguindo adiante.

Meditação é entrar em transe?
Talvez possa ser para alguma outra modalidade de meditação, mas não se aplica à Meditação Chan, ao treinamento Chan e ao Xiu Xing. Ela é uma interiorização, uma focalização para dentro de nosso self, por isso não é hipnose, nem obliteração da mente, menos ainda de dispersão dos sentidos.
No Xiu Xing, nossa consciência se torna mais clara e límpida, temos maior controle sobre as alterações emocionais do dia a dia tornando-nos mais assertivos e perspicazes.
Na autossugestão ou hipnose, a pessoa está sobre controle do outro, e como no Chan ocorre uma profunda observação de si mesmo, a pessoa estará sobre seu próprio controle vivenciando a plena atenção. Contudo, se durante a meditação perdermos o controle ou os sentidos, é porque não estamos treinando de acordo com a diretriz do princípio Chan.
Chan é o cultivo da atenção plena e da observação da própria natureza búdica.

Meditação significa isolamento, afastar-se do mundo materialista?
O meditante estando isolado, passando horas sozinho em sua almofada, pode parecer fugir da realidade o que nos faz perguntar: será que ele não deveria estar empreendendo ações sociais de benemerência, ajudando vítimas de conflitos, da fome ou do que quer que seja? Não deveria ele estar cuidando de idosos e de crianças abandonadas?
O meditante não está isolado e nem quer fugir do mundo materialista. Ele é motivado pelo Xiu Xing que purifica e harmoniza seu ideal que é Maaiana, o grande veículo de travessia para além do sofrimento humano.
Antes mesmo de partir para obras sociais ou ajudar o próximo, o meditante precisa controlar seu próprio “ego”, para que suas atitudes não se transformem em ampliação de um prestígio egocêntrico. O propósito do meditante é dissipar de sua mente sentimentos obstrutivos como o desejo, o rancor, a impulsividade, o preconceito, a mágoa e a lassidão trabalhando com afinco na meditação para conseguir abandonar a cobiça, a raiva e a ignorância.
Enquanto não se desprender desses perniciosos sentimentos suas ações em prol do outro, muitas vezes transforma-se em negócio próprio.

Meditação favorece nobreza de pensamento e atitude sublime?
Não, a Meditação Chan não traz nenhum tipo de pensamento nobre ou sublime, o Chan é a própria nobreza.
Existem alguns sistemas de meditação e de contemplação que podem focalizar a nobreza de atitude e a nobreza de espírito como objetivo, mas no Chan nobreza de espírito e de atitude são apenas um meio, não um fim em si mesmo.
Não podemos evitar que esses pensamentos surjam, mas também não podemos nos apegar a eles.
Chan é prática, é Xiu Xing. Só isso, nada mais!

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