Pular para o conteúdo principal

Destaques

As inacreditáveis ondas cerebrais de meditadores de alto nível

Um estudo conduzido pelo neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin (EUA), descobriu que pessoas que meditaram por milhares de horas exibem uma diferença notável em suas ondas cerebrais em comparação com a média das pessoas O psicólogo Daniel Goleman, que coescreveu “Altered Traits” com Davidson, explica melhor o que isso significa: Sem precedentes O neurocientista trouxe meditadores de alto nível, que vivem tipicamente no Nepal ou na Índia, alguns na França, para o seu laboratório em Wisconsin. Usando scanners cerebrais, realizou testes avançados com os indivíduos, alcançando resultados surpreendentes e sem precedentes na ciência. Por exemplo, Davidson descobriu que as ondas cerebrais dos meditadores são realmente diferentes da média. Talvez o achado mais notável tenha a ver com o que é chamado de “onda gama”. Todos nós obtemos ondas gama por um período muito curto. Digamos, logo quando resolvemos um problema, os cientistas podem detectar cerc...

Meditação Cristã


A meditação é fruto de uma sabedoria espiritual universal e uma prática que nós encontramos no centro de todas as grandes tradições religiosas, uma peregrinação da mente para o coração. É um caminho de silêncio, simplicidade e quietude. Pode ser praticada por qualquer pessoa onde quer que você esteja na jornada de sua vida. É necessário apenas estar seguro de seu compromisso com a prática e, em seguida, começar - e continuar começando.
No cristianismo, essa tradição tornou-se marginalizada e até mesmo esquecida ou suspeita. Mas nos últimos tempos uma grande recuperação da dimensão contemplativa da fé cristã vem acontecendo. De importância central para isto é a redescoberta de uma prática de meditação na tradição cristã que tem sua origem nos primeiros monges cristãos - os Padres e Madres do Deserto - e permite-nos colocar em prática os ensinamentos de Jesus sobre a oração de maneira radical e simples.
Padre John Main, OSB tem um papel importante nesta renovação contemporânea da tradição contemplativa. Seus ensinamentos desta antiga tradição de oração está enraizada no Evangelho e da tradição monástica cristã do Deserto.
 
Como meditar?
Sente-se com a coluna ereta em quietude. 
Feche seus olhos levemente. 
Fique na posição sentada relaxadamente, mas alerta. 
Silenciosa e interiormente, comece a repetir uma oração de uma única palavra.
Recomendamos a palavra oração "Maranatha"
Recite-a como quatro sílabas de igual duração.
Ouça-a enquanto a vai repetindo com suavidade, mas continuamente. 
Não pense ou imagine nada - mesmo que seja de ordem espiritual. 
Se vierem pensamentos ou imagens, considere-os apenas como distrações no período da meditação, e então volte apenas a repetir a sua palavra. 
Medite a cada manhã e a cada fim de tarde por cerca de vinte a trinta minutos.
Oração de John Main para a Abertura do período da Meditação:
Pai Celeste,
Abri nossos corações para a
silenciosa presença do espírito de Vosso Filho.
Conduzi-nos àquele misterioso silêncio,
onde Vosso amor é revelado a todos os que chamam.
Maranatha.
Vinde, Senhor Jesus.

Áudio para meditação:
Clique no botão abaixo para iniciar uma sessão de 20 minutos de meditação.
Extraído do CD "Timepeace", incluindo música, sinos, período de silêncio, sinos e música novamente.



Padre John Main, OSB, recomendava o uso da palavra "Maranatha" porque é uma das mais antigas palavras-oração na tradição cristã. Ela se encontra ao final da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, assim como ao final do Apocalipse de São João. É uma palavra aramaica, da língua que Jesus falava, e significa "Vem, Senhor. Vem, Senhor Jesus" ou "O Senhor vem". Entretanto, no tempo de meditação você não deverá pensar no significado da palavra - isto seria uma distração. Se quaisquer pensamentos disputarem sua atenção, simplesmente retorne à recitação simples e fiel da palavra: Ma-ra-na-tha.
Posturas de Meditação
Quando estiver meditando, a regra fundamental de postura é que você esteja em postura sentada, ereta, relaxada e alerta. Algumas pessoas acham que o melhor para isto é em uma cadeira com encosto reto. Outros acham que ajoelhando em um banco de oração é o melhor para eles. Ainda outros escolhem meditar sentando-se no chão ou em uma almofada firme. Uma vez que você ache a postura que prefere, fique com esta mesma postura cada vez que você meditar. Relaxe seu corpo; respire lentamente e pacificamente. Repita sua palavra desde o princípio ao fim do período de meditação: Ma-ra-na-tha.

Comentários

Postagens mais visitadas