Pular para o conteúdo principal

Destaques

As inacreditáveis ondas cerebrais de meditadores de alto nível

Um estudo conduzido pelo neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin (EUA), descobriu que pessoas que meditaram por milhares de horas exibem uma diferença notável em suas ondas cerebrais em comparação com a média das pessoas O psicólogo Daniel Goleman, que coescreveu “Altered Traits” com Davidson, explica melhor o que isso significa: Sem precedentes O neurocientista trouxe meditadores de alto nível, que vivem tipicamente no Nepal ou na Índia, alguns na França, para o seu laboratório em Wisconsin. Usando scanners cerebrais, realizou testes avançados com os indivíduos, alcançando resultados surpreendentes e sem precedentes na ciência. Por exemplo, Davidson descobriu que as ondas cerebrais dos meditadores são realmente diferentes da média. Talvez o achado mais notável tenha a ver com o que é chamado de “onda gama”. Todos nós obtemos ondas gama por um período muito curto. Digamos, logo quando resolvemos um problema, os cientistas podem detectar cerc...

A compreensão da nossa mente como o universo interior

O universo está em expansão constante, várias energias se chocam gerando conflitos, e a partir destes surge a expansão. A teoria do Bing Bang ou “a grande expansão” – o conflito de energia cósmica gerou o universo, através desta cosmo-energia a Via Láctea surgiu e continua se expandindo constantemente. A explosão de energias ou pensamentos (no caso interno) nos possibilita uma expansão do nosso próprio universo – a expansão da mente – e não a destruição do ser, como nós, seres humanos, interpretamos .

Através dos conflitos de pensamentos, problemas, questionamentos, ou simplesmente embate energético, surge a oportunidade da energia cósmica interna de cada ser expandir-se, evoluir. Jesus Cristo, na sua parábola do fermento, nos fala o seguinte: ”O reinos dos céus é semelhante a um fermento, em que uma mulher meteu três medidas de farinha até ficar tudo elevado”. O fermento faz a massa crescer, imaginemos que esse fermento seja a energia cósmica do universo, que está dentro de cada um de nós: em contato com a matéria esse choque de forças gera crescimento.

Nesse sentido, olhemos cada vez mais para dentro de nós, porque nossos conflitos, os problemas internos são a chave para nossa evolução. O choque de perguntas internas nos expande para uma compreensão maior do nosso universo particular – a mente! Jesus nos ensina em mais uma parábola chamada “A videira e seus ramos”, em que ele fala sobre o corte dos ramos ruins, pois só assim iremos gerar ramos bons. Esse corte só é gerado a partir de sofrimento desenvolvido através de conflitos internos, crises existenciais. Nosso universo interior se choca, gerando a oportunidade do crescimento da nossa energia cósmica.

Analisando a dualidade corpo e alma, a imperfeição do corpo, da matéria (do ego!), compreende esse choque energético como um momento de destruição. O corpo, na sua pequenez, não suporta a força gerada a partir dessas energias. Se nos apegarmos à consciência de corpo, matéria ou ego não compreenderemos com clareza esse choque e muitas vezes encararemos o conflito de forma autodestrutiva, entorpecendo nossa alma com raiva, drogas, etc. Esse tipo de energia mal canalizada faz com que destruamos nosso universo particular – a mente. Porém nossa alma, quem realmente somos, o verdadeiro ser, a energia inacabada que foi criada e se desenvolve cada vez mais a partir desses conflitos, consegue transcender o choque cósmico que o corpo pensa ser destruição encarando tudo como um único momento de (re)criação, expansão e crescimento. Mas para isso precisamos estar cientes de quem somos, precisamos estar fortes para poder enxergar e aproveitar esse momento cósmico expansivo no seu real sentido. O universo em sua perfeição compreende o verdadeiro motivo desses conflitos, interpreta de forma natural e simplesmente cresce, pois segue o fluxo energético. O embate da energia cósmica (pensamentos) gera vida, gera luz nova e o crescimento do universo se faz presente de forma interna ou externa.

Quando nossa energia mental se choca através da dor e de questionamentos essa é a verdadeira hora de crescer e não autodestruir-se. Aproveitamos a dor humana como um trampolim de crescimento espiritual. A morte do ego ou o esquecimento que somos corpo é o que gera essa dor, a percepção de que somos mais incomoda que pensa que é menos(alma mais corpo menos). O filósofo e teólogo brasileiro Humberto Rohden, em seu livro Sabedoria das Parábolas, explica que através dos erros, de pensamentos, de conflitos de energias internas podemos chegar à verdade divina. Assim possuímos dois caminhos para resolução dos conflitos existenciais: crescer espiritualmente ou destruir-se. Jesus não é o único, vários mestres espirituais em toda a História falaram e falam sobre o assunto. No livro sacro hindu Bhagavad Gita, Krishna ajuda o príncipe Arjuna, o ser humano, a resolver seus conflitos internos, dando-o suporte para que canalize sua crise existencial para uma expansão verdadeira da mente.

Essa verdade cósmica está para todos que se permitam senti-la. Essa é a verdadeira intenção de Deus para com nós: a expansão da consciência humana para a consciência cósmica. A união é chave de tudo, o coletivo e o individual devem andar juntos, pois estamos todos inseridos no mesmo cosmos, somos filhos da mesma fonte energética que criou tudo. “Faça-nos sentir a alma da terra dentro de nós, pois assim sentiremos a Sabedoria que existe em tudo” (Jesus Cristo).

Comentários

Postagens mais visitadas